Aviso importante!

Blog em reforma!

96 das 230 postagens já foram revisadas e já estão disponíveis na linha do blog.
As revisões continuarão!
Por enquanto, as demais postagens seguem alteradas para rascunho e serão publicadas assim que forem sendo revisadas.


Última atualização: 1° Agosto de 2018 - 21h59


Veja algumas fotos da minha atuação na peça Canto Para Woyzeck



quarta-feira, junho 26, 2013

#Resenha - As Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles) - Ray Bradbury

"Não é bastante que já tenham arruinado um planeta? Querem fazer o mesmo com outro? Sujar a casa alheia? Fanfarrões estúpidos"

As primeiras expedições da Terra para Marte acontecem em Janeiro de 1999, onde, na Terra, o calor das naves espaciais transformou o frio do inverno em verão.

Na segunda expedição, a responsabilidade de ir ao planeta vermelho é mais importante, já que na primeira expedição, nenhum dos enviados voltou com respostas e ficaram desaparecidos.
Os quatro astronautas da segunda expedição chegam a Marte, mas são misteriosamente ignorados pelos habitantes do planeta. Os astronautas são dados como loucos pelos marcianos e um tal psicólogo, o Dr. Xxx, habitante do planeta, os apreende e os leva para um Asilo de alienados.

É somente na terceira expedição que os novos tripulantes enviados a Marte são recebidos bem pelos marcianos e com festa. Mas acabam descobrindo que os habitantes do planeta são ninguém menos que seu parentes que já haviam morrido há anos.
Tudo isso chega a ser muito estranho e a alegria dos tripulantes acaba quando não conseguem ficar sem fazer perguntas, até que todas as suas questão acaba por destruir suas falsas alegrias.

Ao decorrer da história veremos Marte sendo colonizado pelos terráqueos e um próprio terráqueo tentando salvar Marte dos habitantes da terra. Mas é só quando os Marcianos são extintos que percebemos que na terra os terráqueos continuam se matando. E nada disso é Spoiler, está descrito com outras palavras na própria orelha do livro, mas para saber o porquê de tudo, é preciso LER o livro.


Quotes: 

"Posso dar-lhe os parabéns? O senhor é um psicótico genial! Fez um trabalho perfeito! A tarefa de projetar sua psicótica vida imaginária na mente de outra pessoa por intermédio da telepatia e conservar as alucinações sem se enfraquecer sensorialmente é quase impossível. Os da casa normalmente se concentram em fantasias visuais ou, no máximo, em visuais e auditivas combinadas. O senhor conseguiu equilibrar todas elas! Sua loucura é lindamente completa"

"Ele e milhares de outros como ele, se tivessem bom senso, quereriam ir para Marte. Pergunte-lhes se não quereriam! Ficar longe de guerras, censuras, estatizações, conscrição, controle governamental disto e daquilo, da arte e da ciência!"

"Eu sei que viemos para cá a fim de fugirmos de coisas como essas: política, bomba atômica, guerra, grupos de pressão, preconceitos e leis. Eu sei. Mas lá ainda é pátria"

 Nota:

As Crônicas Marcianas não foi o que eu achei ou, talvez, tenha esperado que fosse. É um livro de crônicas mesmo, ou quase isso, em que juntos se transformam em uma história episódica. 
 
Não consegui me interessar muito por essa coisa de: hora estar em Marte, hora estar na Terra. Contudo, reconheço que Bradbury quis passar algo muito importante e profundo com isso. Dá pra ver nos quotes que dispus aqui na resenha. 
 
Como supus que acontecesse, eu previ o final corretamente. Era como se eu já tivesse lido o livro, o que me fez admitir “chateosamente” que é um livro de desfecho comum. Mas, mais chato que isso é que o livro não se aprofunda em personagem nenhum. Os personagens mesmo são Marte e Terra, ponto. 
 
Essa leitura teve lá seus trechos fabulosos, quiçá maravilhosos, e com certeza é interessante que leiam. Não é o tipo de livro que me agrada, mas também não é, com toda a certeza, o tipo de livro sem conteúdo e vazio.



2 comentários:

  1. Li esse livro na escola há uns quatro anos atrás e bem... De lá para cá já foram mais de trezentas leituras então minha memória é um pouco vaga com relação as história lembro que na época curti demais o livro que me levou a outra obra que me marcou do mesmo autor Fahrenheit 451, uma sociedade onde os livros são queimados e o titulo faz alusão ao temperatura que o papel queima. Super Indico a você :)

    http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei pesquisando sobre Fahrenheit 451 e acho que vou gostar muito do livro! :) E agora que tu me indicou, pretendo embarcar nessa aventura mais breve do que eu planejava!

      O Livro As Crônicas Marcianas não é ruim, eu só não me interessei muito, não é o tipo de leitura que eu esperava, não me impactou, me ensinou muito, mas não foi profundo, mas pretendo seguir lendo mais obras de Bradbury!

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa